7.2.10

O Jesus que eu nunca conheci

infelizmente nao foi o pai! mas pelo menos a geraçao nao foi pra frente! quem disse que nao existe justiça divina?
.
o pai bem que poderia ter morrido tambem , seria um favor a populacao, deputado bom e deputado morto.(infelizmente)
.
O pior é que o velório será pago com dinheiro público
.
O demônio vindo cobrar sua parte no acordo!
.
O pai também tem a mão ultraleve....
.
é isso mm, estamos nos refestelando pela morte de duas pessoas, qual o problema? parentes, amigos e agregados de políticos tem mais é q morrer mesmo. qual o problema?
.
não é atoa que que o povo honesto só se ferra, morre dois lixos desses ai e tem gente que defende esses pilantras! se morrer dois todos os dias o Brasil vai melhorar muito!

comentários de internautas no Portal Terra s/ a morte do
filho e do genro do deputado Arolde Oliveira.

há comunidades no Orkut contra a MK, muitos questionam a atuação (e o caráter) de Arolde de Oliveira e em ano de eleições recrudesce a guerra entre partidos. nem elevando à enésima potência a junção desses fatores dá p/ compreender a crueldade e a falta de noção dos comentários acima.

será que o rebanho tem enfatizado o Deus vingativo veterotestamentário em detrimento do Jesus amoroso dos evangelhos? será que o discurso do Saramago ("o Deus da Bíblia é rancoroso, vingativo e má pessoa") tem sido + eloquente que a imagem divina embaçada que temos refletido? perguntas...

Jesus exaltou a fé de um centurião e ainda curou seu servo paralítico; traidor da causa judaica, Zaqueu cobrava impostos de seu próprio povo e recebia uma espécie de "mensalão" do que conseguia arrecadar. o baixinho recepcionou o Mestre num jantar e a rota de sua vida passou por uma literal conversão. ah, esse Jesus...

quais seriam nossas atitudes + plausíveis ao coração ser golpeado por palavras tão duras? bloquear a área de comentários dos sites? xingar quem escreveu as sandices no Terra? nananina. podem guardar as espadas terreais porque contamos c/ "armas" que, a despeito da "ferrugem" pela falta de uso, continuam bem eficazes.

Brennan Manning recorre à história de Dom Quixote e de Dulcineia p/ nos lembrar do anseio furioso de Deus em nos amar:

tapas e abusos eu posso levar e devolver
mas a ternura eu não posso suportar

que a crueza e a fealdade dessas agressões nos estimulem a examinar tudo de ruim que existe em nós ("se tu olhares, Senhor..."). nas palavras do escritor maltrapilho: "Os homens e mulheres verdadeiramente cheios de luz são aqueles que olharam profundamente na escuridão de sua própria existência imperfeita". brilha, Jesus que eu conheci.

19 comentários:

Marlon Marques disse...

É lamentável ver um comentário desse tipo. Como alguém tem prazer em ver uma pessoa perder seu filho e um genro? Que a compreensão das Boas Novas sejam reveladas às pessoas para que não leiamos mais textos como esses.

Anônimo disse...

Gosto muito da Marina, e pelo que sei, apesar de fazer parte da direção artística da MK, ela não concordava com muitas coisas que vinham acontecendo dentro da gravadora, com as atitudes que Yvelise tomava.. Quem conhece a marina, sabe que é sincera.
Fiquei muito triste com o ocorrido, e principalmente com esses comentários. E o ser humano só piora..

Eliézer disse...

Me sinto completamente enojado com tal tipo de manifestação. Independente da índole de cada pessoa, a morte para os cristãos evangélicos marca entre outras coisas o fim das oportunidades de salvação e de mudança de mente, sendo que após a morte, o juízo se instala para o dia do fim.

A cada dia perco mais a esperança que algum dia os "protestantes" reencontrem o caminho da Reforma constante, da salvação pela graça e do amor de DEus. Essa geração, mesmo à contragosto, vem afirmando as percepções equivocadas de Saramago e dos ateus.

Vou até ali um pouquinho para chorar pela mesquinhez espiritual dos dias de hoje...

Unknown disse...

Gosto muito do Manning e sinceramente estou repensando minhas idéias à triste ilusão nossa, dos cristãos, que fingimos que viver o amor de Deus. Falamos "Jesus te ama" mas poucos cristãos se "rebelariam" como Gandhi por exemplo. Ou ainda, queremos que os perdidos se convertam mas poucos de nós entendem do que o meu amado Galileu estava falando. Acho que estou percebendo e relendo o que Cristo quis dizer no sermão da montanha sobre justiça divina e sobre verdade. Cristo nos chama à oração contra nossos "inimigos", nos chama a esperança da justiça, nos chama a negarmos a politicagem dentro da igreja, a negarmos ao "poder" velho testamentário e substituirmos pela submissão, obediência, serviço, oração, arrependimento, virtude: Amor. Mas oras, você não pode dar o que você não tem, não é?

Danilo disse...

Belo texto mano Pava!

Lamentavelmente, eu gostaria de poder dizer coisa diferente do que disse o Eliezer, mas o fato é que uma parte do protestantismo brasileiro perdeu a memória da Reforma e a outra parte não pode se lembrar do que não conhece.

Somos a mesma nação de sempre, travestida de novo tipo de idolatria e com a ética do "inimigo bom é o inimigo morto"; aos amigos tudo e aos inimigos a lei; etc.

Não sei se e este moço do comentário é evangélico nominal ou não... Mas por todo o tipo de comentário que recebo no Genizah, estamos diante mesmo de um "evalgélido", dos praticantes!

Ainda seremos perseguidos pelos mais éticos do que nossos "irmãos de fé".

Simplesmente Tininha disse...

Só resta a indignação, lamento e um embrulho no estômago, diante da crueldade do ser humano!

Michel Torres disse...

As pessoas se enchem de razão para julgar os outros e, pior, atribuem as tragédias dos outros a uma espécie de justiça sobrenatural.

É a ausência de misericórdia e amor ao próximo demonstrada no mais perfeito modelo. Quem age como os autores dos comentários crueis vira as costas para todos os exemplos de Cristo.

GG disse...

Não resisti em assimilar as palavras finais deste belo texto à vida de Christopher McCandless, que deixou de lado uma vida de conforto pra tentar se descobrir, aventurando-se sozinho pela América no início da década de 90.
O filme "Na Natureza Selvagem" retrata a vida desse cara e a frase que mais me marcou foi "Quando você perdoa, você ama... e quando você ama, a luz de Deus brilha em você."
McCandless morreu sozinho no Alasca, talvez sem perdoar as injustiças cometidas por seus pais.
Se queremos realmente "brilhar", precisamos reconhecer nossos medos, falhas e toda podridão que existe em nós.
Belíssimo texto, Pava!

Marcus Vinicius disse...

Simplesmente maravilhoso o post, uma luz entre tanbta crueldade. Li a notícia e senti tristeza por Arolde e sua família, já que já foram tão marcados por outras dores.
Que a bondade de Cristo possa suplantar a loucura dos homens. Realmente de embrulhar o estômago a cretinice dos comentários.

Alzira Sterque disse...

Pava, obrigada por ser a voz de uma parcela dos cristãos que não se misturam nesse mar de podridão dos religiosos fanáticos, que assumiram a posição de juízes. Pensam estar com Deus, mas se posicionam como acima de Deus. Oremos para que tais críticos se convertam ao Senhor de amor e graça. Oremos para que convertam seus corações e línguas.Pois ovelha que é ovelha conhece a voz do Seu amoroso pastor.Diante de uma tragédia tal, oremos! Um abraço!

Adriana Neumann disse...

Amém, Pava!

Thiago Azevedo disse...

Pava,
Esperava um comentário seu, como esse, pra saber melhor como pensa e sente as coisas. Como o blog sempre cita nomes, datas, lugares e fontes e não se limita a falar genericamente, fica difícil saber se você só gosta da tensão (atenção)da denúncia ou se o faz justamente pelo amor. Vc deve encontrar um monte desses como eu, que mesmo sem saber esta resposta, nunca deixam de lê-lo. Faço isso todos os dias.
Quanto ao acontecido, sentimos a dor da família, contamos com seus chegados irmãos e esperamos no Consolador.

Pavarini disse...

thiago, como dizia o profeta:

"no fundo do peito bate calado /
no peito dos desafinados tb bate um coração".

ñ curto muito frequentar a área de comentários do blog pq de certa forma minha opinião já se manifesta de várias formas:

- seleção dos posts
- títulos escolhidos
- comentários breves no final
- centenas de questões respondidas no formspring

enfim, a primazia neste espaço é de gente como vc, que me honra diariamente c/ a visita. =)

abraço

Dy Luz Pockrandt disse...

O Thiago parece que leu meus pensamentos! é assim que me sinto quando leio seu blog tambem!
É muito legal sempre ver a manifestação da Graça,
confesso que o texto me impactuou!

Parabéns pelo texto!!!

Gustavo da Hora disse...

Caro Sérgio,

Admiro muito sua sensibilidade.
Que sua indignação profética continue trazendo "alento pra alma do poeta".

Fraterno abraço, no anseio de um próximo encontro em breve,
Gustavo

Wanderson Santos disse...

Parabéns pelo post e pela alma.

Que seja sempre mais espírito do que carne, sem deixar de ser alma, como Ele foi.

Que seja sempre mais misericórdia do que acusação, sem deixar de ser profético, como Ele foi.

Que seja sempre mais Deus do que o Diabo, sem deixar de ser humano, como Ele foi.

Esta é a minha oração para todos vocês, meus irmãos.

Bendito seja o nome do Senhor, tanto nas nossas palavras e nas nossas atitudes.

Anônimo disse...

PRECISAMOS RESPEITAR A DOR HORRÍVEL QUE É A PERDA DE UM ENTE QUERIDO, SÃO VÁRIAS PESSOAS ENVOLVIDAS EM APENAS UMA MORTE, NINGUÉM É RESPONSÁVEL PELO OUTRO, O FILHO E GENRO DO DEPUTADO, NÃO SÃO LIGADOS OU BENIFICIADOS DE FORMA ALGUMA COM A POLÍTICA, UM ERA FOTÓGRAFO E O OUTRO DONO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA, ESCOLHERAM LEVAR AS SUAS VIDAS SEMPRE POR CONTA PROPRIA, OS AMIGOS SABEM COMO ERAM, TINHAM FAMÍLIAS, ESPOSA E FILHOS QUE ESTÃO SOFRENDO MUITO, COMO TODO CIDADÃO, TRABALHAVAM E PAGAVAM OS IMPOSTOS, E DEIXARAM MUITOS AMIGOS TRISTES E INCONSOLADOS, OS POLITICOS ESTÃO NOS CARGOS QUE NÓS MESMOS (O POVO) OS ELEGEM, NÃO DEVEMOS NUNCA NOS ALEGRAR COM TRAGÉDIA ALHEIA, NINGUEM SENTE A DOR DOS OUTROS, SO A NOSSA MESMO. PAZ E RESPEITO E TB. CONSIENCIA PODE SIM NOS ELEVAR COMO SER HUMANOS. POBRES E RICOS, TODOS OS TIPOS DE CRENÇA, QUE RESPEITAMOS A CADA UM E SUAS DIFERENÇAS, QUE DEUS DE UM CORAÇÃO COM MAIS AMOR PRA TODOS NÓS, TODOS TODOS, E ELE É SIM CAPAZ DE PERDOAR VC. QUE SE ALEGROU COM A TRAGEDIA ALHEIA, CLARO QUE É CAPAZ DE TE PERDOAR, DEUS TE ILUME E ABENÇOE, DOEU O QUE FALARAM, MAS QUERO PERDOAR A CADA UM DE VOCES, PORQUE TEM MUITA INJUSTIÇA SOCIAL E CORRUPÇÃO, ISTO DEIXA TODOS MUITO REVOLTADOS, MAS VAMOS LÁ NESTA ANO DE ELEIÇÃO FAZER A COISA CERTA, COMEÇAR A SER MAIS CONSIENTE QUE SOMOS CAPAZES DE TRANSFORMAR O MUNDO, SE UNIRMOS SOMOS MAIS FORTES.

Anônimo disse...

Tripudiar é o mesmo que matar com requintes de crueldade,e se falo mal,amaldiçoo pessoas,isso é crime,é ser assassino do irmão.A indignação
por ter ser expressa,o irar é até admissível,mas expressar a ira é que a Bíblia não recomenda.Perdoar está em falta.Eliezer,eu tenho o livro de Saramago,título Caim,estou lendo aos poucos,e sabe de uma coisa Deus ama esse ateu desesperadamente,pode crer.
Mas Deus não se sente ofendido,com as críticas de Saramago,a amor Dele dura para sempre,não tem dia de validade,e Saramago está incluso,quem sabe que ao bater o gongo,haverá uma confissão de Saramago na pessoa de J.Cristo.Fui.

Anônimo disse...

Eu já ouvi 'orações da morte' feita por líderes. Na ocasião da Cruzada Billy Graham,um grupo de pastores ultra-conservadores fizeram uma oração pedindo a derrubada do avião em que viajava Billy Graham,por ele se envolver com toda a igreja evangélica,todos os segmentos incluindo os pentecostais,isso fez os pastores irados e babando de raiva fazerem esta 'oração'.Isto aconteceu. Outra,a visita do Papa João Paulo VI ao Brasíl,houve orações para que a viagem se tornasse em tragédia,que Deus impedisse o desembarque de Papa no Brasíl,isso tb eu ouví,são orações da carne,que por sua vez é FEITIÇARIA DA BRABA,a mesma do Vodu do Haiti.O tiro dado na idolatria católica saiu pela culatra. Fui.tito from brasília.

Blog Widget by LinkWithin